Significado de Shogun

O que é Shogun:

Shogun (em português xogum), palavra de origem japonesa que significa Comandante do Exército.

Shogun era o título que os japoneses davam aos proprietários de terra, durante o período feudal, do século XII até meados do século XIX, e aos "chefes militares" que dirigiam o governo, em detrimento da autoridade do imperador, cujos poderes eram simbólicos.

Origem do Shogun

O comando das lutas para estabelecer a unidade política do Japão, cabia a um Seii Taishogun, isto é, "generalíssimo para subjugação dos bárbaros". A expressão foi depois abreviada para Shogun. No século XII, a força dos Shoguns passou a ameaçar seriamente os imperadores. Em 1185, Ioritomo, chefe do clã dos Minamoto, destrói a hegemonia dos Taira e instala uma ditadura militar: o "Shogunato". O imperador se mantém, mas sem governar.

Xógum - A Gloriosa Saga do Japão

É o título do livro escrito por James Clavell, em 1975, onde relata a fascinante saga sobre o mundo mítico, dos samurais e das gueixas, numa trama que une religião, guerra e romance. Ambientado no início do século XVII, narra a trajetória do aventureiro inglês John Blackthorne, que chega ao Japão, depois de quase dois anos embarcado no navio Erasmus, e encontra o Japão dividido diante da disputa pela posição de Xógum, a maior autoridade do pais.

Shogun - lutador de MMA

Shogun é o apelido do lutador brasileiro de MMA, Maurício Rua, que acumulou notáveis vitórias contra consagrados nomes do MMA mundial. Maurício Shogun, como é conhecido, ganhou o cinturão dos meio pesados do UFC, em 2010. Recebeu o Prêmio de Nocaute do ano.

Atualizado em