Significado do Síndrome de Burnout

O que é o Síndrome de Burnout:

Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico que se caracteriza pelo esgotamento físico, mental e psíquico do indivíduo. Esse transtorno se desenvolve devido ao acúmulo de estresse no trabalho, por exemplo.

A dedicação intensa e exagerada à vida profissional, sem que a pessoa tenha momentos de relaxamento, é a principal causa para o desenvolvimento da síndrome de Burnout.

As principais características da Síndrome de Burnout se resumem em sensação de extrema exaustão (mesmo em períodos de descanso), despersonalização (indiferença em relação a coisas que antes davam prazer), distanciamento afetivo e agressividade. 

Esse distúrbio foi descrito pela primeira vez pelo médico psicólogo alemão Herbert Freudenberger (1926 - 1999), que diagnosticou a síndrome em si próprio em 1974. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

A síndrome de Burnout é considerada de caráter depressivo, principalmente devido ao comportamento que a pessoa afetada apresenta. Esta doença é considerada o ponto máximo do estresse profissional, podendo se desenvolver em indivíduos das mais variadas profissões, principalmente aquelas em que há um contato direto com outras pessoas. 

Os workaholics, ou seja, indivíduos que são viciados em trabalho são fortes candidatos a desenvolverem a síndrome de Burnout.

Burnout é uma palavra do idioma inglês e pode ser traduzida como "queimar por completo". Neste caso, o termo se refere ao desgaste emocional e, consequentemente, físico que a pessoa sofre.

Veja também o significado de Workaholic.

Sintomas da Síndrome de Burnout

Algumas dos principais sintomas desta síndrome de esgotamento profissional

  • Constante negatividade, sentindo como se nada fosse dar certo;
  • Cansaço físico e mental constante e em excesso;
  • Dificuldade para se concentrar em tarefas diárias;
  • Sem vontade de fazer atividades sociais e estar com outras pessoas;
  • Coloca constantemente a necessidade e vontade dos outros à frente das próprias;
  • Falta de energia para manter hábitos saudáveis;
  • Isolamento social (mesmo de familiares e amigos);
  • Alterações repentinas de humor (com muitos períodos de irritação);
  • Sentimento de insatisfação sobre aquilo que faz;
  • Alterações de humor e de memória.

Mesmo que os sintomas da síndrome de Burnout sejam quase que inteiramente psicológicos, algumas consequências físicas podem ser observadas, como: dores de cabeça, palpitações, tonturas, dores musculares e problemas de sono.

O tratamento para a síndrome de Burnout deve ser feita por um profissional qualificado, através do uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são fundamentais para ajudar a controlar os sintomas.

Saiba mais sobre o significado da Depressão.

O significado do Síndrome de Burnout está nas categorias: Geral, Medicina