Significado de Síndrome de Down

O que é Síndrome de Down:

A Síndrome de Down, também conhecida como trissomia do 21, é uma anomalia cromossômica que ocorre devido a um distúrbio do cromossomo 21, onde há um cromossomo 21 a mais, resultando no total de 47 cromossomos ao invés de 46.

A doença recebe o nome de John Langdon Down, um médico britânico que descreveu a síndrome pela primeira vez, em 1866, apresentando uma descrição clínica detalhada sobre a Síndrome de Down,embora tenha estabelecido equivocadamente associações entre a síndrome e indivíduos oriundos da Mongólia.

Além do comprometimento intelectual e atrasos no desenvolvimento, a Síndrome de Down pode ainda causar problemas cardíacos, diminuição do tônus muscular, problemas de audição e visão, alterações na coluna cervical, distúrbios da tireóide, problemas neurológicos, obesidade e envelhecimento precoce.

Quanto mais avançada for a idade da mãe, maiores são as chances de uma criança nascer com Síndrome de Down:

  • Até 29 anos - 1:1500;
  • Entre 35 e 40 anos - 1:800;
  • Acima dos 40 anos - 1:100.

A estimulação precoce do portador da Síndrome de Down, através de técnicas pedagógicas, fisioterapia e fonoaudiologia, contribui de forma significativa para melhorar a qualidade de vida do indivíduo e facilitar a sua inclusão social.

Data de atualização: 14/05/2018.