Significado de Sismologia

O que é Sismologia:

Sismologia é um ramo da geofísica responsável em estudar os sismos, ou seja, terremotos e demais abalos de terra, as suas causas e consequências.

Um sismo (ou terremoto, como é popularmente conhecido) é um fenômeno natural, caracterizado por um forte tremor de terra causado pelo choque das placas tectônicas, atividades vulcânicas ou falhas geológicas.

Saiba mais sobre o significado de terremoto.

O papel da sismologia é analisar esses fenômenos, procurando entender o que acontece no interior da crosta do planeta Terra.

Além do movimento das placas tectônicas, um dos eventos mais comuns que produzem as ondas sísmicas, a sismologia também estuda as consequências que as atividades vulcânicas podem provocar em termos de vibrações na terra.

Os tsunamis, ondas gigantes provocadas a partir de uma atividade sísmica abaixo do oceano, também está no grupo de análise dos sismólogos – profissionais de sismologia.

Saiba mais sobre o significado de tsunami.

Os sismólogos utilizam equipamentos específicos para estudar os terremotos, como o sismógrafo, por exemplo. Estes equipamentos conseguem captar o tempo de chegada e as diferentes amplitudes das ondas sísmicas.

As estações sismológicas são centros equipados com profissionais e ferramentas necessárias para que seja possível prever o acontecimento dos terremotos, tendo em conta a análise prévia dos distúrbios geofísicos verificados.

O avanço nos estudos da sismologia é essencial para salvar milhares de vidas que, drasticamente, se perdem todos os anos devido aos grandes estragos provocados pelos abalos sísmicos.

Data de atualização: 06/02/2017.