Significado do Sistema de informação

O que é o Sistema de informação:

Sistema de informação é o modelo, automatizado ou manual, de processos responsáveis por coletar e transmitir dados que sejam úteis ao desenvolvimento de produtos ou serviços das empresas, organizações e de demais projetos.

Neste sistema, todos os componentes integrantes são inter-relacionados, atuando em conjunto para atingir o objeto central do projeto.

Tipos de sistemas de informação

Existem 4 principais níveis com sistemas de informação específicos que atuam em diferentes setores da organização:

  • Sistemas de nível estratégico: neste nível atua o chamado Sistema de Apoio ao Executivo (SAEx), responsável por ajudar os executivos a criarem estratégias a longo prazo para acompanharem as tendências do ambiente externo (mercado e consumo, por exemplo).
  • Sistemas de nível gerencial / nível tático: baseado tanto no Sistema de Informações Gerenciais (SIG’s), como no Sistema de Apoio a Decisão (SAD), este nível tem a função de produzir relatórios periódicos sobre os procedimentos administrativos dos gerentes médios da organização.
  • Sistemas do nível do conhecimento: atua através dos Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento e Sistemas de Automação de Escritório (STC), responsáveis por possibilitar a integração de novas tecnologias e informações a organização.
  • Sistemas do nível operacional: os Sistemas de processamento de transações (SPT) dão suporte aos gerentes operacionais, oferecendo respostas rápidas as questões de rotina da organização. Este sistema também é responsável por fornecer informações de fácil acesso, precisas e atualizadas.

Sistema de Informação em Saúde - SIS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Sistema de Informação em Saúde consiste numa ferramenta de monitoramento e coleta de dados sobre a realidade das condições de saúde de determinada população.

A partir deste mecanismo é possível planejar, organizar, operar e avaliar estratégias que ajudam a solucionar possíveis problemas encontrados no sistema de saúde local.

O SIS ainda é composto por sub-sistemas que auxiliam na organização e no levantamento de dados em setores específicos da saúde, como por exemplo:

  • Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM): captação de dados sobre o índice de mortalidade no local.
  • Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC): registro de todos os indivíduos que nasceram vivos em determinado território.
  • Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan): acompanhamento das epidemias, surtos e demais casos de doenças agravante.
  • Sistema de Informações Hospitalares (SIH): informações sobre as internações hospitalares.

Ainda existem outros sub-sistemas, como o Sistema de Informações Ambulatorial (SIA), o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), e a Avaliação do Programa de Imunizações (API), por exemplo.

Curso de Sistemas de Informação

No Brasil, o curso de ensino superior em Sistemas de Informação forma o indivíduo para atuar como um profissional que gere o fluxo de informações em uma rede informática.

Ver também: o significado da Tecnologia da Informação.

Data de atualização: 04/10/2016.