Significado de Sisu

O que é o Sisu:

Sisu é a sigla de Sistema de Seleção Unificada, que é um sistema do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em que as vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior do Brasil são oferecidas.

O sistema funciona com base na nota da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que avalia o desempenho dos estudantes nas disciplinas do Ensino Médio.

Finalidade do Sisu

O objetivo do Sisu é o de fazer a seleção de candidatos aptos às vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que usam a nota do Enem como meio de acesso.

As universidades têm a liberdade de decidir como a nota do Enem é usada para admissão nas suas respectivas instalações.

A nota pode ser o único requisito para a vaga ou pode ser usada apenas na primeira fase do processo de seleção.

Outro critério que pode variar de acordo com as universidades é o peso atribuído à nota das disciplinas relacionadas ao curso escolhido.

Uma grande parte das universidades brasileiras que tinha um vestibular próprio como processo seletivo de alunos hoje aderiu à admissão por meio da nota do Enem.

Quem pode participar do Sisu?

Sisu símbolo

Para poder se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter feito a prova do Enem mais recente, ter obtido nota superior a 0 (zero) na redação e não ser treineiro.

Os treineiros são candidatos que não reúnem todos os requisitos para fazer a prova do Enem mas optam por fazê-la assim mesmo como forma de autoavaliação.

Como fazer a inscrição no Sisu?

De acordo com o edital do Sisu, as inscrições são feitas exclusivamente pela Internet.

Para participar do Sisu, o estudante deve se cadastrar no site do sistema, podendo optar por concorrer a até duas opções diferentes de cursos.

Os interessados em participar devem estar atentos ao www.sisu.mec.gov.br. Caso o período de inscrições esteja aberto, haverá uma comunicação disponível no site.

Ao fazer a inscrição, o aluno deve ter o número de sua inscrição no Enem e a senha de acesso à Página do Participante.

Durante o período de inscrições, o sistema calcula diariamente a nota de corte de cada curso, ou seja, a nota mínima necessária para a aprovação.

A nota de corte é importante para que o candidato possa avaliar se tem chance de ser aprovado no curso que escolheu ou se quer mudar sua opção.

Saiba mais sobre o Enem.

Divulgação de resultados do Sisu

Os resultados do Sisu são divulgados no calendário oficial do programa.

Para se orientar em relação às suas chances de entrar em uma universidade pública consoante pontuação no Enem, o candidato pode utilizar um simulador disponível em: http://portalbi.mec.gov.br/portal-bi/relatorios/simulador_sisu/painel_direto.php

Após a publicação da classificação final, os candidatos aprovados devem ir até a universidade para garantir a vaga.

O procedimento funciona da seguinte maneira:

  1. Os aprovados na respectiva primeira opção de curso devem fazer a matrícula.
  2. Os candidatos aprovados na respectiva segunda opção de curso têm direito a se inscrever na lista de espera do curso escolhido como primeira opção.

Lista de espera do Sisu

O Sisu conta com uma lista de espera para as vagas que não forem preenchidas.

Para participar dessa lista, é preciso acessar o próprio cadastro no site e confirmar o interesse.

Podem participar da lista os candidatos que não tiverem sido selecionados na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso selecionadas.

Sisu, Prouni e Fies

O Sisu não deve ser confundido com o Prouni (Programa Universidade para Todos) e com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudos (integrais ou parciais).

As bolsas são para estudantes que tenham atingido boa nota no Enem e que tenham sido alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares durante o Ensino Médio.

O Fies é um programa de empréstimos com juros baixos e a longo prazo de pagamento, criado pelo governo federal para auxiliar estudantes a pagar seu curso em universidades particulares.

O Fies permite o financiamento de 100% do valor do curso escolhido.

Saiba mais sobre Ensino médio e vestibular.

Data de atualização: 20/02/2019.