Significado de SLA

O que é SLA:

SLA é a sigla de Service Level Agreement, que significa “Acordo de Nível de Serviço - ANS”, na tradução para o português.

O SLA consiste num contrato entre duas partes: entre a entidade que pretende fornecer o serviço e o cliente que deseja se beneficiar deste.

Nestes SLA ou ANS estão especificados, detalhadamente, todos os aspectos do tipo de serviço que será prestado, assim como os prazos contratuais, a qualidade do serviço e o preço a ser pago pelo trabalho.

Ou seja, os principais pontos do SLA podem ser resumidos em:

  • Definição dos resultados a ser obtidos;
  • Tempo de execução da atividade a ser desenvolvida;
  • Definir os responsáveis pelas atividades e o envolvimento que terão;
  • Definir as ferramentas que serão utilizadas;
  • Detalhar qual será a qualidade do trabalho que deverá ser entregue;

Pode-se dizer que o SLA se aplica em todo o setor do mercado que lida com prestação de serviços, no entanto, convencionou-se relacionar este contrato com empresas que trabalham na área de Tecnologia da Informação – TI.

Saiba mais sobre o significado de Tecnologia da Informação.

Os SLA’s devem ser controlados a partir de métodos e métricas específicas, que possam garantir ao público interessado em adquirir determinado serviço, reconhecer a qualidade dos resultados obtidos por determinada empresa ou entidade que os executa.

Data de atualização: 04/01/2016. O significado de SLA está na categoria: Siglas