Significado de Snob

O que é Snob:

Snob é uma palavra da língua inglesa que foi incorporada no vocabulário brasileiro com a grafia "esnobe". Um indivíduo esnobe é aquele que demonstra arrogância e superioridade em suas atitudes tratando com desprezo algumas pessoas que não considera possuir atributos dignos da sua atenção como, por exemplo, riqueza, beleza, educação, nobreza, etc.

É muito comum o esnobismo de pessoas ricas que menosprezam pessoas pobres, de posição social inferior. O esnobismo era um comportamento das sociedades antigas, quando a burguesia tentava imitar o requinte e os gostos da aristocracia. Desta origem, fazem parte os esnobes que preferem se relacionar com pessoas de estatuto social elevado, demonstrando idolatria pela riqueza e necessidade de exibir ou imitar um estilo de vida que aspiram conquistar.

No sentido popular, o esnobe é alguém que se mostra superior, que se faz passar por importante e critica de forma depreciativa as atitudes dos outros. Em muitos casos, o esnobe trata com indiferença quem não julga ser influente ou relevante nas suas relações sociais.

Data de atualização: 08/02/2012.