O que é a social-democracia

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

A social-democracia é uma corrente política que prega o combate às desigualdades sociais, sem abdicar das instituições democráticas e sem romper com o capitalismo.

A social-democracia se afasta do socialismo revolucionário, já que defende não a superação do sistema capitalista, mas a correção de seus problemas, reduzindo as injustiças sociais através de reformas e programas de bem-estar social.

Uma rosa de cor vermelha segurada por uma mão em punho é o símbolo da social-democracia. A rosa vermelha pode ser associada ao socialismo e o punho, aos ideais democráticos.

O que defende a social-democracia

A corrente social-democrata, como o próprio nome já diz, é a favor das liberdades democráticas, como a liberdade de expressão e o direito ao voto. O social-democrata é contrário à ditadura e à opressão dos indivíduos.

Outra característica importante da social-democracia é a garantia do direito à propriedade privada. Ao contrário dos socialistas, os sociais-democratas não defendem a coletivização dos meios de produção.

As mudanças desejadas pelos adeptos da social-democracia devem ocorrer dentro do sistema capitalista, sendo assegurados o direito individual à propriedade e a liberdade de empresa.

Pode-se resumir os princípios da social-democracia na garantida das liberdades individuais e na busca pela igualdade social.

Origem do pensamento social democrata

Na sua origem, a social-democracia estava vinculada ao marxismo. Os primeiros sociais-democratas, tais como os socialistas, defendiam a superação do capitalismo através da revolução.

Com o tempo, a social-democracia passou a rejeitar a solução revolucionária para os problemas sociais, econômicos e políticos. Em vez de tomar o poder por meio da violência, os sociais-democratas passaram a sustentar a ideia de que o socialismo deveria ser alcançado por meios legais, dentro das regras democráticas.

O primeiro pensador social-democrata, Eduard Bernstein (1850-1932), era discípulo de Friedrich Engels, fundador do chamado socialismo científico ao lado de Karl Marx.

Porém, ao contrário de Marx e Engels, Bernstein defendia que a transição ao socialismo deveria ser feita de forma gradativa e pacífica, através do processo eleitoral e no âmbito de instituições democráticas, como o parlamento.

Atualmente, o socialismo já não está mais no horizonte dos sociais-democratas. De modo geral, as reformas pretendidas têm a finalidade de ampliar as liberdades democráticas e melhorar as condições de vida de toda a população.

Isso significa, entre outras coisas, igualdade de oportunidades, melhor distribuição das riquezas, combate à exploração do trabalho, defesa dos direitos humanos e das liberdades políticas.

Em relação à participação do Estado na economia, a social-democracia distancia-se tanto do socialismo quanto do neoliberalismo. Os sociais-democratas não são favoráveis à estatização completa da economia, por acreditarem que isso geraria ineficiência.

Mas também não são defensores da tese liberal do Estado mínimo, pois acreditam que as chamadas “leis do mercado” não bastam para garantir os interesses de toda a sociedade.

Para os sociais-democratas, a intervenção estatal na economia deve ser feita para impulsionar o desenvolvimento e evitar crises.

Diferentemente dos neoliberais, os sociais-democratas não são os maiores defensores das privatizações de empresas públicas. Para eles, a privatização só é desejável no caso de empresas estatais ineficientes.

Veja também: o que é Socialismo e Comunismo.

Países com tradição social democrata

Atualmente a maioria dos países democráticos possuem partidos ou movimentações políticas de caráter social democrata. Buscando diminuir as desigualdades sociais para se viver com mais qualidade dentro do capitalismo.

França, Alemanha, Holanda e Espanha tem partidos sociais-democratas relevantes e expressivos. Entretanto, os exemplos mais conhecidos de países que viveram um período considerável sob políticas sociais-democratas sãos os nórdicos.

Países como Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia são reconhecidos por suas políticas de bem-estar social, por muitos consideradas de caráter social-democrata. Esses países têm altos índices de desenvolvimento humano e econômico.

Veja também o que é Democracia, Socialismo, o Estado e as Características do Socialismo.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar