O que é o socialismo científico de Karl Marx

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

O socialismo científico foi um projeto que buscava formas para superar as dificuldades sociais que se agravaram na Europa, decorrentes da Revolução Industrial.

Criado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), foi assim chamado devido à base científica com que formularam suas doutrinas. Os teóricos firmavam seus conceitos a partir de análises sobre a evolução do homem, da história e dos mecanismos de exploração capitalista.

As ideias básicas do socialismo científico revolucionaram as concepções socialistas do século XIX e XX. E encontram-se em algumas das principais obras de Marx, como Manifesto Comunista, O Capital e a Crítica de Economia Política.

Características do socialismo científico

As características do socialismo científico estão relacionadas com os conceitos criados por Marx e Engels, assim como a forma com que esses autores acreditavam que deveria acontecer o fim do capitalismo. As principais características são:

  • Análise crítica do capitalismo;
  • Luta de Classes;
  • Sociedade capitalista dividida em duas: exploradores (burguesia) e explorados (proletariado ou trabalhadores);
  • Socialismo como uma etapa de transição entre o capitalismo e o comunismo;
  • Conceito de mais-valia (diferença entre o valor do que era produzido pelo trabalhador e quanto este recebia como remuneração).

Diferenças do socialismo utópico

O socialismo utópico era outra corrente dentro do socialismo e concebia a igualdade social sem considerar dificuldades e sem apontar os caminhos viáveis para se conquistá-las. O socialismo científico divergia e criticava o socialismo utópico.

Os socialistas utópicos, entre eles, Saint-Simon, Charles Fourier, Robert Ower e Joseph Proudhon, criticavam a sociedade capitalista, mas tinham uma visão superficial das verdadeiras causas dos conflitos sociais. Apenas desejavam uma sociedade não capitalista, onde todos viveriam em harmonia, sem competir entre si.

Socialismo e Capitalismo

O socialismo pregava a criação de um novo sistema econômico e social, onde os meios de produção pertenceriam aos trabalhadores. Esse sistema nasceria da desagregação do capitalismo, que segundo Marx e Engels, não duraria para sempre.

Enquanto no capitalismo a sociedade era dividida em duas classes sociais: exploradores, que eram os donos dos meios de produção, e explorados, que eram os trabalhadores. Já na sociedade socialista, o estado continuaria existindo mas não como instrumento de defesa da classe dominante, e sim como guardião e defensor dos interesses coletivos.

Com o fim das desigualdades sociais e consequentemente dos conflitos de classes, não haveria mais necessidade do estado. Isso significa que, para Marx, o socialismo era uma etapa de transição para se atingir o comunismo. Nesse novo sistema, a comunidade seria responsável pela produção e pela administração dos bens.

Veja também as características do socialismo.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar