Significado de Socialismo Científico

O que é Socialismo Científico:

Socialismo Científico foi um projeto social que buscava formas para superar as dificuldades sociais que se agravavam na Europa, decorrentes da Revolução Industrial.

O Socialismo Científico, criado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), foi assim chamado devido à base científica com que formularam sua doutrinas, partindo de análises sobre a evolução do homem, da história e dos mecanismos de exploração capitalista.

As ideias básicas do socialismo científico revolucionaram as concepções socialistas do século XIX e XX e encontram-se em algumas das principais obras de Marx, como Manifesto Comunista, O Capital e a Crítica de Economia Política.

Socialismo Utópico

O Socialismo Utópico, assim chamado por Marx e Engels, concebia uma igualdade social sem levar em conta as dificuldades e sem apontar os caminhos viáveis para se conquistá-las.

Os socialistas utópicos, entre eles, Saint-Simon, Charles Fourier, Robert Ower e Joseph Proudhon, criticavam a sociedade capitalista, mas tinham uma visão superficial das verdadeiras causas dos conflitos sociais. Apenas desejavam uma sociedade não capitalista, onde homens e mulheres viveriam em harmonia, sem competir entre si.

Socialismo e Capitalismo

O socialismo pregava a criação de um novo sistema econômico e social, onde os meios de produção pertenciam aos trabalhadores. Esse sistema nasceria com a desagregação do capitalismo, que segundo Marx e Engels, não duraria para sempre.

Enquanto no capitalismo a sociedade era dividida em duas classes sociais, a dos dominantes (os donos dos meios de produção) e os dominados (os que não tinham posse e se sujeitavam aos exploradores), na sociedade socialista, o Estado continuaria existindo não mais como instrumento de defesa da classe dominante, mas como guardião e defensor dos interesses coletivos.

Com o fim das desigualdades sociais e consequentemente dos conflitos de classes, não haveria mais necessidade do Estado. Isso significa que, para Marx, o socialismo era uma etapa de transição para se atingir o sistema comunista. Nesse novo sistema, a comunidade seria responsável pela produção e pela administração dos bens.

Data de atualização: 01/07/2019.