Significado de Sofrimento

O que é o Sofrimento:

O sofrimento é caracterizado pela sensação de dor, mal-estar e infelicidade em uma pessoa.

Geralmente, ele está associado a coisas negativas, mas qualquer condição pode causar sofrimento, uma vez que ela pode ser subjetivamente negativa. Ele está diretamente ligado ao sofrimento físico, porém no caso dos seres humanos, é possível vincular o sofrimento com estados de ânimo ou problemas emocionais. Neste caso, o cérebro humano precisa reconhecer aquela ação ou reação como algo ruim.

Então, as situações de medo, ansiedade, depressão, frustração, ira ou raiva são algumas das situações em que nossa psique pode alterar em maior ou menor grau e se manifestar na forma de dores no corpo, fadiga, etc. Também podemos relacionar ao sofrimento termos como tristeza e pesar.

O sofrimento então, é algo que pode ser experimentado não só pelos seres humanos, mas também por animais irracionais, embora estes não consigam ter consciência da origem desta sensação.

No sentido figurado, o sofrimento ainda pode ser utilizado para caracterizar uma vida de dificuldades, de penúria e miséria.

O termo também pode ser substituído por sinônimos como aflição, desgosto, angústia, preocupação, amargura, tormento, penar, ânsia, ansiedade, suplício, tristeza, martírio, pesar, consternação, dissabor, calvário, mortificação, prova, provação, paixão, entre outros.

Consequências do sofrimento

O sofrimento pode ser considerado um fenômeno muito complexo, que não possui definição somente pelos termos médicos.

E ainda que existam medicações e tratamentos que podem ser aplicados para solucionar os problemas causados pelo sofrimento, como antidepressivos, antibióticos para dores e muitos outros, esta sensação de desconforto ou de mal-estar pode ainda se fazer presente. É por isso que o sofrimento pode ter soluções, mas em muitos casos pode exigir processos muito extensos de cura e de cicatrização.

Data de atualização: 20/09/2017.