Significado de Solenidade

O que é Solenidade:

Solenidade é o substantivo feminino que significa a qualidade do que é solene, enfático e majestoso.

Em muitos casos, a palavra solenidade é sinônimo de cerimônia que faz com que um acontecimento seja solene, autêntico e válido. Podem ser formalidades que conferem importância a um determinado evento, como por exemplo, a sonelidade de posse de uma pessoa para um determinado cargo público. Ex: Milhares de pessoas compareceram para a sonelidade de posse do novo Prefeito.

Por vezes usada de forma mais familiar, pode querer dizer ênfase ou tom de voz grave. Ex: O pai anunciou o castigo com solenidade.

Como é uma palavra intimamente relacionada com cerimônias, é muito usada no caso de celebrações religiosas acompanhadas de leituras para liturgia. Um exemplo disso são as cerimônias católicas, como a Solenidade da Ascensão do Senhor, Solenidade de Pentecostes, Solenidade de Corpus Christi ou Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Solenidade de formatura

A expressão solenidade de formatura indica uma cerimônia simbólica que ocorre para festejar o fim de um etapa de estudos. Existe a solenidade de formatura do ensino médio, da educação infantil etc.

Nestes eventos, muitas vezes os formandos recebem diplomas que certificam a conclusão do ciclo em questão e são feitos discursos por pessoas relevantes na formatura.

Data de atualização: 04/08/2014.