Significado de Solubilidade

O que é Solubilidade:

Solubilidade é a qualidade daquilo que é solúvel, ou seja, que pode se dissolver ao entrar em contato com uma substância solvente.

O conceito de solubilidade está presenta na química, que define a capacidade limite de dissolução de determinada substância (soluto) com outra que seja homogênea (solvente) como o coeficiente de solubilidade.

Por exemplo, quando se mistura uma quantidade de sal (soluto) com a água (solvente), a solução será formada a partir da mistura entre esses dois componentes. No entanto, caso a quantidade de sal seja superior ao coeficiente de solubilidade para essas substâncias, o resultado será a saturação do soluto, ou seja, o sal deixará de se misturar com a água e ficará depositado no fundo do recipiente.

Portanto, o coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima de soluto que se pode misturar com determinada quantidade de solvente. Para determinar este valor, existem equações e testes químicos que indicam a solubilidade de cada substância, levando em consideração, para isso, alguns fatores, como a quantidade de soluto, a temperatura, a pressão e a natureza das partículas (orgânicas ou inorgânicas). A polaridade das substâncias que se misturam também influenciam na solubilidade (substâncias polares e apolares).

Ao misturar um soluto com um solvente, a solução pode apresentar três diferentes tipos:

  • Saturada: quando atinge o limite da saturação, ou seja, o soluto está na quantidade exata do coeficiente de solubilidade;
  • Insaturada: quando a quantidade de soluto é inferior ao coeficiente de solubilidade;​
  • Supersaturada: quando a quantidade de soluto ultrapassa o coeficiente de solubilidade;

Não são apenas os líquidos que podem se misturar, visto que também existem as misturas de gases.

Data de atualização: 07/05/2015.