Significado de Sondagem

O que é Sondagem:

Sondagem é o ato de sondar, ou seja, observar, analisar, vigiar ou verificar algo ou alguma coisa.

Normalmente, a sondagem serve para investigar, de modo extenso e metódico, determinado ambiente, substância ou situação, utilizando para isso alguns equipamentos ou métodos especiais.

Na medicina, por exemplo, o termo “sondagem” é utilizado no sentido de inserir uma sonda no corpo do paciente, com o intuito de investigar alguns órgãos do corpo e identificar possíveis doenças.

Também é comum o uso de sondagens no solo e na água, técnicas que permitem a análise da profundidade, composição, entre outras características próprias de cada elemento.

As atividades de sondagem podem estar relacionadas com a espionagem de alguém ou de algo. Por exemplo, seguir uma pessoa secretamente, escutar as suas conversas ao telefone ou ler suas mensagens particulares são características típicas de uma sondagem.

No entanto, estes atos podem ser considerados invasão de privacidade, quando são apresentados de modo abusivo.

As sondagens também costumam se referir ao acompanhamento e pesquisa feita a partir de amostras para determinar qual a tendência da maioria das pessoas sobre determinado assunto ou fenômeno.

Este mesmo método pode ser aplicado em diversos exemplos, como as sondagens de opinião eleitoral, que ajudam a identificar a preferência de voto dos eleitores.

Data de atualização: 04/01/2016.