Significado de Souvenir

O que é um Souvenir:

Souvenir (lê-se suvenir) é um substantivo masculino usado para caracterizar os artigos tradicionais ou característicos que representam a cultura e os costumes de um lugar.

Normalmente, os souvenirs são comercializados em feiras que atraem principalmente os turistas que visitam outros países ou territórios do mesmo país. É comumente chamado de lembrancinha.

A palavra tem origem do francês souvenir que significa “memória”, pois é algo que resgata as memórias culturais que estão relacionadas ao destino turístico de onde veio o viajante. Ela também é utilizada em outras línguas além do português, como o inglês.

Os itens vendidos como souvenirs variam bastante de lugar para lugar, justamente porque precisam representar de alguma maneira a cultura local.

No Brasil, cada estado e região tem uma representação da cultura local em forma de souvernir. Por exemplo, as miniaturas de jangadas da Beira Mar em Fortaleza, os berimbaus usados na roda de capoeira ou as fitas de Nossa Senhora do Bonfim em Salvador ou os vasos de cerâmica com pinturas marajoaras e tapajônicas e o os banhos de cheiro das erveiras do Mercado do Ver-O-Peso, em Belém.

Os souvenirs também podem ser de origem alimentícia, como os chocolates da Suíça ou o tradicional vinho do Porto de Portugal.

O significado de Souvenir está na categoria: Geral