Significado de Sputnik

O que é Sputnik:

Sputnik foi o nome de uma série de lançamentos de satélites artificiais que garantiu aos soviéticos o pioneirismo na corrida espacial. O lançamento do primeiro Sputnik despertou o mundo para a capacidade da URSS de lançar mísseis balísticos que poderiam transportar armas nucleares.

O Sputnik I foi o primeiro satélite artificial lançado no espaço pela União Soviética, em 04 de outubro de 1957. Foi lançado pelo foguete propulsor, da base de lançamento localizada em Tyuratam, em Baikonor, no Cazaquistão, quebrando o mito ocidental de que somente os Estados Unidos possuíam tecnologia sofisticada.

O Sputnik I, na forma de uma esfera, com 58,5 cm e pesando 89,082 quilos, foi fabricado em liga de alumínio, magnésio e titânio, equipado com dois rádios transmissores, baterias e quatro longas antenas para a transmissão de sinais, que foram captados, por 22 dias em todo o mundo, por rádios amadores, até que suas baterias se esgotaram em 26 de outubro. O satélite orbitou a Terra por seis meses até se desintegrar ao entrar na atmosfera terrestre.

Sputnik II foi o segundo satélite lançado pela União Soviética em 03 de novembro de 1975, pesando 543,5 kg. O satélite transportava transmissores de rádio, sistema de telemetria, controle de temperatura, etc., levando pela primeira vez um ser vivo ao espaço, a cadela Laika, com 6 kg. Anos depois foi revelado que o animal morreu poucas horas depois do lançamento, devido ao superaquecimento da cabine.

Sputnik III, foi o terceiro satélite lançado pela União Soviética, em 15 de maio de 1958, pesando 1340 kg, Levava um laboratório espacial que realizou medições e experiências do campo magnético da Terra. O satélite permaneceu em órbita da Terra por dois anos.

Sputnik IV dava início à série Korabl - Sputnik I, foi o primeiro teste de lançamento de um protótipo de nave espacial. Lançada em 15 de maio de 1960, equipada para simular a sobrevivência de um tripulante, levava um manequim humano em tamanho natural. Permaneceu em órbita até 1965.

Sputnik V ou KorablSputnik II, lançada ao espaço em 19 de agosto de 1960, a última missão Sputnik levava os cachorros Belha e Strelha, quarenta camundongos, dois ratos e diversas plantas, que retornou a terra depois de orbitarem por um dia inteiro.

Outros lançamentos russos se sucederam quando em 12 de abril de 1961 foi realizado o voo histórico de Yuri Gagarim, o primeiro cosmonauta russo a viajar pelo espaço a bordo da Vostok I.

Data de atualização: 30/07/2014.