Significado de Spyware

O que é Spyware:

Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

Diferentemente dos "cavalos de tróia", que são desenvolvidos por hackers com a finalidade de "dominar" o sistema operacional do usuário, os spywares funcionam apenas como ferramenta de monitoramento das informações. 

Normalmente, os spywares são instalados em computadores de uma empresa para que o comportamento dos funcionários possa ser monitorado durante as horas de serviço, funcionando como uma ferramenta de controle e segurança dos conteúdos produzidos e acessados através dos equipamentos da empresa e, ainda mais importante, por quem. 

Outra atividade também bastante comum é o uso de spywares por firmas comerciais para poder descobrir as preferências e gostos dos internautas, com o objetivo de vender essas informações para empresas de publicidade pela internet. 

Atualmente, existem alguns softwares anti-spyware, que reconhecem os principais spywares disponíveis na internet e alertam o usuário caso esteja sendo espiado por um desses programas. 

Ver também:

O significado de Spyware está nas categorias: Geral, Tecnologia