Significado de Subemprego

O que é Subemprego:

Subemprego é uma condição em que determinado trabalho é exercido sem a necessidade de qualificação profissional, recebendo, para isso, salários muito baixos.

O subemprego também pode ser considerado um trabalho que está abaixo das qualificações do empregado, sendo este obrigado a executar tarefas inferiores à sua instrução profissional. Muitas vezes, a falta de oferta de emprego para profissionais qualificados, obriga-os a procurar e ocupar vagas em subempregos.

Normalmente, os subempregos estão envoltos por ilegalidades, como remunerações muito baixas, sem garantias e proteções para o empregado, ou direitos trabalhistas, como férias, décimo terceiro, aposentadoria e etc.

As condições de subemprego estão intrinsecamente relacionadas com o desemprego, obrigando os trabalhadores a procurarem empregos que possam unicamente satisfazer as suas necessidades de sobrevivência, sem perspectivas de crescimento profissional.

Por receberem salários baixos, os subempregados vivem com pouca qualidade de vida, sendo muitas vezes obrigados a viver em favelas ou outros locais com saneamento precário e pouca segurança.

Saiba mais sobre o significado de Favela.

No entanto, o subemprego pode se apresentar como uma alternativa para os indivíduos que não possuem qualquer tipo de qualificação profissional, mas que desejam ganhar o mínimo possível para conseguir sobreviver, mesmo que em condições precárias.

As buscas por subempregos também são muito comuns quando pessoas imigram para outros países. Por exemplo, um advogado que deseja morar nos Estados Unidos e que para sobreviver, enquanto não consegue um emprego em sua área, trabalha como pedreiro, porteiro, diarista, catador de lixo, ou fazendo qualquer outro tipo de serviço que estiver disponível.

Subemprego no Brasil

No Brasil, assim como em vários países da América Latina, os subempregos são muito comuns devido ao alto índice de desemprego ou às poucas ofertas de emprego para profissionais qualificados.

Com a intenção de fugir ao desemprego, as pessoas acabam por buscar os trabalhos informais como uma solução para a falta de melhores oportunidades.

O que predomina no Brasil são trabalhos que exigem baixa escolaridade, mas certo grau de experiência, principalmente para os trabalhadores informais do comércio.

Desemprego

O desemprego é a falta de um emprego, considerado para muitos estudiosos como uma "doença social".

Um indivíduo que se encontra no "grupo ativo", ou seja, com idade para estar no mercado de trabalho, mas não tem emprego é chamado de desempregado.

Existem quatro principais formas de desemprego: sazonal, cíclico, de transição e o estrutural.

O mais grave, e que geralmente obriga as pessoas a procurarem subempregos, é o desemprego estrutural. Este tipo de falta de trabalho acontece quando não há procura ou poucas ofertas de serviço para determinada mão-de-obra.

Data de atualização: 05/04/2015.