Significado de Subsequente

O que é Subsequente:

Subsequente é um adjetivo de dois gêneros que classifica alguma coisa que vem depois, ou que se segue. É sinônimo de imediato, ulterior e seguinte.

Um evento qualificado como subsequente acontece depois de outra coisa, e pode se referir ao tempo ou ao espaço. Ex: O terremoto catastrófico e a subsequente falta de água e de luz causaram muitas mortes.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à grafia desta palavra, entre subsequente e subseqüente. O trema era usado em palavras com sílabas como que, qui, gue e gui, quando a letra "u" era pronunciada.

O Acordo Ortográfico de 1990 prevê uma nova ortografia da palavra, sem trema, ou seja, subsequente. A norma explicativa do acordo ortográfico indica que deve ser feita a "supressão completa do trema" com a exceção de palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como por exemplo Müller.

No âmbito dos cursos técnicos, algumas instituições têm cursos subsequentes e concomitantes, para alunos que pretendam obter educação profissional. Concomitante significa coexistente, que acontece ao mesmo tempo, e por isso o curso técnico concomitante permite que o aluno ingresse no curso enquanto está cursando o ensino médio. Por outro lado, o curso técnico subsequente é destinado a alunos que já concluíram o ensino médio.

Data de atualização: 29/01/2014.