Significado de Sudorese

O que é Sudorese:

Sudorese é o ato de produzir e libertar suor, que tem início quando a temperatura corporal central é superior a 37ºC.

O suor é necessário para o controle da temperatura corporal, sobretudo durante o exercício físico ou quando a temperatura ambiente está mais elevada.

A sudorese é regulada pelo sistema nervoso autônomo simpático, através da estimulação das glândulas sudoríparas por nervos específicos.

Sudorese Excessiva (Hiperidrose)

Hiperidrose é uma condição patológica caracterizada pela secreção excessiva de suor, ultrapassando a necessidade de termoregulação devido à disfunção do sistema nervoso autônomo.

Hiperidrose Primária

É uma disfunção rara e permanente do centro sudomotor do cérebro que, por motivos desconhecidos, estimula de forma exagerada as glândulas sudoríparas de determinadas regiões do corpo, causando uma importante sudorese localizada.

As regiões do corpo mais acometidas são as mãos, as axilas, a face, os pés e, ocasionalmente o tronco e o couro cabeludo.

Hiperidrose Secundária

É a sudorese excessiva resultante de uma doença de base conhecida como hipertireoidismo, terapia hormonal, tumores malignos, obesidade, menopausa.

Ruborização Facial

A ruborização facial severa incontrolável é causada pela hiperatividade do sistema nervoso simpático, sendo classificada como um tipo de hiperidrose.

Manifesta-se especialmente durante estímulos emocionais e atividades sociais.

O significado de Sudorese está na categoria: Medicina