Significado de Sufrágio universal

O que é Sufrágio universal:

O sufrágio universal é o direito que todo cidadão tem de participar do processo eleitoral e das decisões políticas do país.

Significa o direito de poder eleger os seus representantes para cargos políticos e também o direito a se candidatar e ser eleito para ocupar um cargo. 

O sufrágio universal é previsto no artigo 14 da Constituição Federal de 1988:

"A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos".

Sufrágio e voto são conceitos diferentes. O sufrágio é o direito de participar do processo eleitoral, como eleitor e como candidato. O voto é o ato que garante o exercício do sufrágio, colocado em prática na votação no dia das eleições.

Saiba mais sobre o significado de Voto.

Sufrágio direto e indireto

No sufrágio direto cada eleitor escolhe os seus candidatos, vai à votação individualmente e todos os votos têm o mesmo valor na apuração.

No sufrágio indireto as eleições acontecem em um sistema que é composto por colégio eleitorais. São estes colégios que fazem a escolha dos representantes eleitos.

Sufrágio restrito

No sufrágio restrito a participação é limitada e possui requisitos ou restrições ao direito de participar do processo eleitoral.

  • Sufrágio racial: impõe uma restrição de participação ligada à raça da pessoa. Por exemplo: antigamente índios e negros não tinham direito ao voto.
  • Sufrágio capacitário: limita o direito de participação de acordo com a capacidade intelectual ou nível de estudos. Por exemplo: exigência de formação universitária para poder votar.
  • Sufrágio censitário: limita o direito de participação nas eleições ao pagamento de impostos e tributos ou à posse de bens. Exemplo: moradores de rua não teriam direito a votar.

Veja também o significado de Voto censitário.

O sufrágio restrito não é mais usado em quase todo o mundo, já que atualmente considera-se que todos os cidadãos devem ter direito à participação nas eleições, independente de diferenças sociais, raciais ou econômicas. 

Sufrágio feminino

O sufrágio feminino foi um movimento político e social que lutou para acabar com o sufrágio restrito em relação às mulheres. O principal objetivo foi garantir que elas também tivessem direito ao voto, já que antigamente apenas os homens podiam exercer esse direito. 

No Brasil as mulheres passaram a poder participar das eleições a partir de 1932, depois da promulgação do primeiro Código Eleitoral do país.

Saiba mais sobre o significado de Sufrágio.

O significado de Sufrágio universal está na categoria: Direito