Significado de Sumidouro

O que é um Sumidouro:

Sumidouro é o nome dado ao buraco no solo por onde a água se escoa. Também pode ser interpretado como o orifício ou similar por onde algo desaparece.

Os sumidouros podem ser naturais ou artificiais. Os sumidouros naturais costumam ocorrer quando não há uma grande quantidade de argila no solo, responsável por manter unidas as várias camadas que o formam. Assim, com o fluxo constante das águas subterrâneas, a pedra calcária presente no subsolo é aos poucos dissolvida, formando grandes cavernas escondidas em baixo do solo. Com isso, a camada superior de areia acaba por não aguentar o próprio peso e entra em colapso, formando enormes buracos no chão - os sumidouros.

Já os sumidouros artificiais são os poços que possibilitam a infiltração de efluentes da fossa séptica para o subsolo. De acordo com as regras de engenharia para a construção de um sumidouro, este deve ser feito a cerca de 3 metros de distância da fossa séptica, numa zona onde o terreno seja mais bairro.

Saiba mais sobre o significado de Fossa séptica.

No Brasil, por norma, os sumidouros ainda podem se referir ao ponto de um curso d'água superficial onde esta é absorvida pelo solo, fazendo com que o seu curso passe a ser subterrâneo. Neste caso, os sumidouros podem ser: permanentes, acidentais (em caso de enchentes, por exemplo), ou intermitentes (em épocas chuvosas).

No sentido figurado da palavra, sumidouro também pode significar alguma coisa que consume muito dinheiro.

Data de atualização: 22/02/2017.