Significado de Superlua

O que é Superlua:

Superlua ou superlua cheia é um fenômeno astronômico que acontece quando o satélite natural da Terra – a Lua – atinge o ponto de máxima aproximação com o planeta.

A superlua é consequência do fenômeno conhecido por perigeu, quando a lua está o mais perto possível da Terra.

Para se ter uma ideia da sua aproximação, a lua fica aproximadamente 50 mil quilômetros mais próxima da Terra quando está no perigeu, em comparação ao seu apogeu – nome do ponto mais distante que pode estar do planeta.

Saiba mais sobre o significado de apogeu.

No perigeu a distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 360 mil quilômetros, enquanto que no apogeu esta distância aumenta para o máximo de 405 mil quilômetros.

A superlua (ou Lua Cheia no perigeu, em termos científicos) acontece quando a lua está “cheia”, ou seja, totalmente iluminada pelos raios solares, ao mesmo tempo que está próxima do ponto máximo do perigeu – mais ou menos entre as 24 horas que antecedem ou sucedem este fenômeno.

Somando todos estes requisitos, a imagem da lua na Terra fica visualmente maior – aproximadamente 14% maior e até 30% mais brilhante, dependendo das condições atmosféricas do local de observação.

Data de atualização: 01/09/2015.