Significado de Supernova

O que é uma Supernova:

SupernovaUma supernova é um corpo celeste que teve origem após a explosão de uma estrela cuja massa é aproximadamente 10 vezes superior à massa do Sol.

Na formação de uma supernova, todo o hidrogênio é consumido e uma determinada estrela sofre um repentino aumento de brilho, com variações que podem atingir 19 magnitudes (cerca de 100 vezes mais brilhantes que uma nova ordinária). O brilho causado pela explosão de uma supernova pode demorar semanas ou até meses a desaparecer. As supernovas representam o começo da fase final da evolução das estrelas de grande massa.

A explosão resulta de reações termonucleares não controladas que ocorrem no interior dessas estrelas, em consequência das quais a matéria é lançada no espaço a grandes velocidades. Nessa explosão, até 90% da estrela pode ser lançada no espaço. A massa restante se apresenta sob a forma de nuvem de gás em expansão (o resto da supernova) e, possivelmente um objeto estelar compacto, que pode ser uma estrela de nêutrons ( podendo atingir 15 km de diâmetro e que apresenta uma elevada densidade) ou um buraco negro (se for aproximadamente 30 vezes maior que o Sol).

As supernovas mais recentemente observadas na nossa galáxia são a de 1604 (estrela de Kepler), a de 1572 (observada por T. Brahe) e a de 1054, registrada por astrônomos chineses e que deu origem à nebulosa de Caranguejo. São fenômenos raros e como aconteceram em uma altura em que a tecnologia não estava tão desenvolvida como hoje (em 1054, 1572 e 1604), não foi possível estudar essas supernovas.

Data de atualização: 13/05/2016.