Significado de Suplementos alimentares

O que são os Suplementos alimentares:

Suplementos alimentares são substâncias químicas que fornecem doses de vitaminas, minerais e outros nutrientes para complementar uma dieta alimentar.

Não apenas como um complemento, os suplementos alimentares também costumam ser indicados quando um organismo apresenta dificuldade em produzir ou armazenar um nutriente específico.

Assim, a ingestão do suplemento correto serve como alternativa para evitar problemas de saúde em decorrência da falta dessas vitaminas, por exemplo.

Os suplementos alimentares costumam ser bastante populares entre os praticantes de exercícios físicos, principalmente a musculação, para ganho de massa muscular ou queima de gordura.

Saiba também a diferença entre o Corpo Ideal e o Corpo Real.

Existem suplementos alimentares indicados para diferentes finalidades, ou seja, para quem deseja engordar, emagrecer, para os praticantes de musculação ou de esportes que exijam um alto desempenho físico e etc.

Ao contrário dos medicamentos, os suplementos alimentares são usados por pessoas saudáveis, pois não têm a finalidade de curar ou tratar uma determinada doença.

No entanto, com a ingestão equilibrada de determinados suplementos alimentares (a partir de indicação médica), muitas doenças podem ser prevenidas.

Tipos de suplementos alimentares

É preciso estar atento ao tipo de suplemento alimentar consumido, pois de acordo com a sua categoria de ação, este pode provocar efeitos contrários ao desejado.

  • Hipercalóricos: indicado para pessoas que desejam ganhar peso, pois possuem um elevado valor energético.
  • Protéicos: são ricos em proteínas e indicados para o aumento da massa muscular, pois ajudam na recuperação dos músculos após os treinamentos.
  • Hormonais: indicado para pessoas com deficit hormonal.
  • Termogênicos: aumentam o metabolismo e são indicados para quem deseja perder peso e gordura corporal.
  • Polivitamínicos: são indicados para os indivíduos com algum tipo de carência vitamínica.
  • Antioxidantes: ajudam a “limpar o organismo” dos radicais livres produzidos durante os treinos, pois são dotados com vitaminas e minerais antioxidantes.
  • Naturais: não possuem substâncias sintéticas, porém só devem ser consumidos por indicação de médicos ou nutricionistas.

Ver também: o significado de stanozolol e de proteínas.

Data de atualização: 22/11/2018.