Significado de Supressão

O que é Supressão:

Supressão é um substantivo feminino que significa o ato de suprimir, eliminar, extinguir. Também pode ser sinônimo de omissão, ou desaparecimento.

A palavra supressão tem origem no termo em latim supprimere, que significa "empurrar para baixo" ou "fazer parar". A supressão é uma medida bastante comum em regimes políticos autoritários, onde os ditadores são fortes elementos supressores.

No âmbito da medicina, a supressão pode estar relacionada com a suspensão de uma determinada "secreção", como a menstruação, por exemplo.

A supressão pode estar relacionada com algum tipo de censura, quando um determinado texto ou livro tem palavras ou parágrafos que foram suprimidos, ou seja, cortados.

Supressão de vegetação

Supressão de vegetação consiste no ato de retirar uma porção de vegetação de um determinado espaço urbano ou rural, com o objetivo de usar a área anteriormente ocupada pela vegetação para fins alternativos. Apesar disso, quando a vegetação é nativa (como mata atlântica, manguezais, campos naturais, etc.), a sua supressão não pode ser feita indiscriminadamente, sendo que é necessária uma autorização para o efeito, independentemente da sua fase de desenvolvimento.

Supressão de instância

No âmbito do direito, a supressão de instância é uma irregularidade em que a instância superior julga uma matéria que não foi examinada pela instância inferior. A supressão de instância vai contra um princípio conhecido como ampla defesa, estabelecido pela Constituição.

Supressão de horas extras

No contexto laboral, a supressão de horas extras acontece quando a entidade patronal decide suspender a possibilidade do trabalhador de fazer horas extraordinárias. Neste caso, o trabalhador deve ser indenizado no valor correspondente a um mês de horas suprimidas para cada ano ou fração igual ou superior a seis meses nos quais foram feitas horas extras.

Supressão de documentos

No contexto de uma investigação judicial, a supressão de documentos é o ato de destruir ou omitir algum documento público ou particular para o benefício próprio ou de outra pessoa. Segundo o código penal, a pena será "será reclusão, de dois a seis anos e multa, se
o documento é público, ou reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é particular."

O significado de Supressão está na categoria: Geral