Surpresa

Atualizado em

O que significa surpresa:

Surpresa representa o sentimento causado por um acontecimento inesperado, é a propriedade do que surpreende, rompe com as expectativas.

Uma surpresa também pode ser um ato realizado espontaneamente por alguém, sem que o outro, ou os outros, tenham conhecimento.

Também pode-se dizer de algo que não correu como deveria: "o resultado das provas foi uma surpresa para todos", o que significa que foi diferente do esperado.

A expressão "pego de surpresa" demonstra a forma como o sujeito foi impactado pela ação da outra parte. A surpresa, então, é um evento imprevisível que ocorre e causa espanto.

Na obra A Arte da Guerra, escrito pelo general chinês Sun Tzu, o "princípio da surpresa" é uma das principais táticas para a vitória em uma batalha. O autor afirma:

Durante uma guerra, o general deve adotar táticas frontais, se quiser confrontar o inimigo e táticas de surpresa, se quiser conquistar a vitória.

Um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados.

Veja também: