Significado de Sushi

O que é Sushi:

Sushi é uma iguaria de origem japonesa, caracterizado por ser feito de arroz temperado, enrolado em peixe cru ou frutos do mar frescos, vegetais, frutas, ovos e algas.

Etimologicamente, a palavra sushi vem do japonês arcaico e significa literalmente "é azedo", isto porque a receita é feita a partir de uma técnica oriental milenar de conservação de peixes em arroz avinagrado e fermentado. O sushi foi inventado com base nessa técnica, por isso é conhecido pelo característico sabor azedo.

A receita original do sushi é feita com molho de vinagre, açúcar e sal, acompanhando peixes variados e servido com wasabi, uma pasta feita com uma raiz que tem cor verde e um sabor forte.

Atualmente, os sushis dominaram o mundo ocidental, sendo um prato apreciado em quase todos os países do mundo. No entanto, o prato já sofreu inúmeras alterações desde a sua versão original, fazendo surgir dezenas de variações de sushis, misturando elementos característicos de cada parte do mundo.

Antigamente, os sushis eram vendidos em barracas no meio da rua no Japão, como uma espécie de fast food da época. Hoje em dia, os principais restaurantes de sushi fazem entregas delivery (na casa do cliente) e possuem uma lista bastante variada de tipos de sushis, assim como sashimis, nigiris, temakis e outros pratos típicos da cultura japonesa.

Veja também o significado de Sashimi.

Data de atualização: 22/12/2014.