Significado de Swell

O que é o Swell:

Swell é uma ondulação no mar contínua e sem ruídos, ideal para a prática do Surf.

Na tradução literal do inglês para o português, o verbo swell significa inchar ou crescer. Quando usado como adjetivo, swell significa janota, catita, bonito ou agradável.

O seu uso relativo ao surf pode ser entendido como uma interpretação do crescimento das ondas, da formação que passa de flat para o swell, ou seja, de um mar liso para as ondas grandes.

Neste sentido, os surfistas brasileiros também fazem relações com palavras de tamanho, como quando dizer "o mar está grande" ou "o mar subiu", que também representa boas ondas.

O Swell é uma formação de ondas ininterruptas, sem ruídos e bem definidas. Um swell se forma a partir de tempestades em alto mar. As ondas se propagam por grandes distâncias no mar, e a medida que vão chegando perto da parte mais rasa, na costa, vão formando estas ondas contínuas que quebram ao bater em um banco de areia ou recife de corais.

Quando um surfista diz que "entrou um swell" ele quis dizer que o tempo mudou no mar e as ondas passaram a apresentar-se da maneira ideal para o surf.

Data de atualização: 21/09/2016.