Significado de Taiga

O que é Taiga:

Taiga, floresta de coníferas ou floresta boreal é uma floresta homogênea de pinheiros e abetos, com folhas em formato de agulha (aciculadas) que não acumulam neve durante o longo inverno, permanecendo sempre verde.

A taiga é uma formação florestal que predomina nas regiões mais frias da zona temperada. No solo ocorre a presença de pouca vegetação rasteira, como os líquens, musgos e arbustos.

Poucas árvores de folhas largas, como o vidoeiro e o álamo, conseguem enfrentar os invernos rigorosos e a abundância de nevadas, condições para as quais o pinheiro, o abeto e a maioria das outras coníferas estão bem adaptados.

A taiga é encontrada em parte do território do Canadá, Noruega, Suécia e Finlândia, onde são chamadas de floresta de coníferas ou floresta boreal. Na Rússia, onde cobre mais da metade do território a floresta é conhecida como taiga.

A floresta de taiga é importante para a economia desses países, serve como matéria prima para diversas indústrias madeireiras, de papel e celulose.

Floresta temperada

A floresta temperada é uma formação típica da zona climática temperada, diferente das taigas, predomina em latitudes mais baixas, onde aparecem os carvalhos, nogueiras, faias, e abetos, onde as coníferas de folhas mais largas, no inverno rigoroso, perdem suas folhas. Dominava extensas áreas da Europa Centro-Ocidental, ocorre ainda na Ásia, na América do Norte e em pequena extensão da América do Sul e da Austrália. Na Europa restam pequenos bosques, como a Floresta Negra, na Alemanha e a Floresta Sherwood, na Inglaterra.

Floresta tropical

A floresta topical, típica de climas quentes e úmidos, tem uma formação extremamente heterogênea, onde ocorrem árvores de grande e médio porte, como o mogno, o jacarandá, a castanheira, o cedro, a imbuia, a peroba, entre outras, além das palmáceas, arbustos, briófitas, bromélias etc.

A floresta tropical é a formação mais rica em espécies do planeta, possuindo um enorme banco genético ou biodiversidade, em grande parte ainda desconhecido. Ocorre no norte da América do Sul (Floresta Amazônica), na África e na Ásia.

Tundra

A tundra é uma vegetação típica das regiões polares. É formada por musgos, e algumas espécies herbáceas que aparecem no solo somente nos poucos meses de degelo, quando o verão eleva a temperatura para 4°C em média. É encontrada paralelamente ao Círculo Polar Ártico, pelo extremo norte do Canadá e do Alasca, até chegar ao norte da Rússia.

Ver também

Data de atualização: 14/11/2014.