Tangram

O que é o Tangram?

Tangram é um quebra-cabeças milenar de origem chinesa. Esse jogo é composto por 7 peças recortadas a partir de um quadrado, que são utilizadas para montar imagens e outras formas geométricas.

As peças do Tangram, chamadas “tans”, são: dois triângulos grandes, um triângulo médio, um triângulo pequeno, 1 quadrado e um paralelogramo, conforme figura abaixo:

Tangram

O objetivo desse jogo é formar imagens a partir da junção das peças respeitando as seguintes regras:

  • Todas as 7 peças devem ser usadas;
  • As peças não podem ser sobrepostas;
  • As formas devem ser contínuas, isto é, cada “tan” deve tocar pelo menos um outro “tan”, mesmo que seja apenas uma ponta.

O Tangram é um jogo simples e ao mesmo tempo muito complexo. Com ele é possível formar praticamente infinitas imagens e objetos e é uma ferramenta muito utilizada para o ensino da matemática.

Apesar de ser bastante utilizado com crianças, o Tangram é um jogo legal para todas as idades, que além de divertir, estimula a criatividade e o raciocínio.

História do Tangram

A história do Tangram é pouco conhecida, mas acredita-se que sua origem tenha sido durante a Dinastia Chinesa Song, entre os anos de 960 e 1279 d.C.

Existem relatos de que já em 1796 houvessem registros da utilização do Tangram, mas esses registros nunca foram encontrados. O primeiro livro que relata o uso do jogo é de 1813.

Existem também diversas lendas que relatam histórias sobre o seu surgimento. Uma delas atribui a origem do jogo ao Deus Tan, que teria inventado as 7 formas e as utilizado para explicar a história da criação.

Outra lenda relata que um monge entregou ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um papel de arroz, pincel e tintas para que ele registrasse todas as belezas do mundo.

O discípulo deixou a porcelana cair e esta se quebrou em 7 partes. Ao juntar os pedaços, o homem percebeu que poderia formar diversas imagens com os pedaços quebrados.

Acredita-se que há milênios os matemáticos chineses manipulam formas recortadas para estudar os princípios geométricos.

Formando figuras do Tangram

Com o Tangram é possível montar inúmeras representações de imagens do dia-a-dia, como animais, pessoas e objetos. Além disso, é possível montar inúmeras combinações de formas geométricas.

As imagens podem ser criadas a partir da imaginação do jogador ou então é possível utilizar imagens prontas e tentar reproduzi-las com as peças. Nesses casos, apenas a silhueta da imagem é usada como referência.

Veja algumas imagens possíveis de serem montadas com o Tangram:

Casa

Tangram casa

Cavalo

Tangram cavalo

Gato

Tangram gato

Pessoas dançando

Tangram pessoas dançando

Benefícios do Tangram

O Tangram é um jogo que estimula tanto as capacidades lógicas quanto a percepção abstrata do cérebro, veja alguns dos benefícios que esse jogo proporciona:

  • Desenvolvimento da visão espacial: para montar as imagens, o jogador deve girar e mudar de posição as formas geométricas, o que contribui para o desenvolvimento da percepção de espaços;
  • Aprendizado das formas geométricas: além das formas geométricas das 7 peças, é possível juntá-las em outras formas;
  • Estímulo à criatividade: o jogador pode deixar sua criatividade fluir e criar inúmeras imagens com o Tangram;
  • Capacidade de resolução de problemas: quando está seguindo um modelo de referência, o jogador precisa pensar onde cada peça será colocada para formar a imagem que deseja.

Veja também o significado de formas geométricas.

Data de atualização: 06/01/2020.