Significado de Tapera

O que é Tapera:

Tapera é uma palavra de origem indígena que significa "casa velha" ou "aldeia abandonada".

Etimologicamente, a palavra "tapera" surgiu do tupi-guarani taba uêra, onde taba significa "aldeia"; e uêra quer dizer "extinta" ou "abandonada".

O termo tapera é utilizado em algumas regiões do Brasil como um sinônimo de "lugar feio" ou "espaço abandonado e destruído", por exemplo: "A fazenda de meu vô está uma tapera".

Na forma de adjetivo típico do brasileiro, tapera pode também ser o nome dado à um indivíduo que não tem um ou os dois olhos.

Entre os diversos regionalismos existentes no Brasil, a palavra sofre alterações em seu significado. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, tapera é uma expressão utilizado quando se diz que não há "felicidade ou alegria numa casa" ou quando existe a "ausência de bem-estar no ambiente". Ex: "Essa casa que parecia ser sempre uma festa, agora está numa tapera".

No estado de São Paulo, a palavra tapera é utilizada como um sinônimo para adjetivar alguém amalucado ou tonto.

O nome Tapera também é de um município brasileiro localizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Com uma população predominantemente formada por descendentes de italianos e alemães, o município de Tapera conta com uma população de aproximadamente 11 mil habitantes.

Data de atualização: 06/02/2015.