Significado de Taquicardia

O que é Taquicardia:

Taquicardia é um ritmo cardíaco rápido ou irregular com mais de 100 batimentos por minuto e que pode ir até aos 400 batimentos por minuto.

A taquicardia atrial ocorre nas câmaras cardíacas superiores (átrios), enquanto que a taquicardia ventricular é observada nas câmaras cardíacas inferiores (ventrículos).

Taquicardia Sinusal

Taquicardia sinusal é o ritmo cardíaco determinado pelo nó sinusal ou sinoatrial, que é o "marcapasso natural" do coração. Contudo, apresenta uma frequência cardíaca de mais de 100 batimentos por minuto em estado de repouso.

Esse tipo de taquicardia é devida a uma alteração no marcapasso natural do coração, sem que exista uma causa cardíaca ou não-cardíaca aparente para tal situação.

Taquicardia Ventricular

A taquicardia ventricular é uma arritmia caracterizada pela presença de três ou mais extrassístoles ventriculares seguidas. Extrassístoles são arritmias cardíacas com origem nas câmaras cardíacas inferiores (ventrículos), que ocorrem quando as células destes locais do coração assumem temporariamente o controle do ritmo elétrico cardíaco.

Pode ser classificada como sustentada ou não sustentada, dependendo da sua duração (30 segundos ou mais) ou a presença ou não de sintomas.

Taquicardia Supraventricular

A taquicardia supraventricular é o transtorno do ritmo cardíaco com origem nos átrios (câmaras cardíacas superiores), na junção atrioventricular ou em vias acessórias. No caso dataquicardia atrial, destacam-se: taquicardia sinusal, taquicardia atrial paroxística e flutter e fibrilação atriais.

A taquicardia atrial caracteriza-se por ritmo regular, com frequência atrial que varia entre 110 e 180 batimentos por minuto.

Data de atualização: 30/05/2014.