Significado de Telemetria

O que é Telemetria:

Telemetria é um sistema tecnológico de monitoramento, utilizado para comandar, medir ou rastrear alguma coisa a distância, através de comunicação sem fio (sinais de rádio ou satélite).

Etimologicamente, a palavra telemetria se originou a partir do grego tele, que significa “remoto”, e metron, que quer dizer “medida”. Ou seja, a telemetria é simplesmente a medição e análise de dados e informações a distância, em locais onde um sistema de cabeamento, por exemplo, não seria viável.

Esta tecnologia é utilizada em pontos geograficamente remotos ou que estão em constante movimento (como os automóveis, por exemplo), coletando as suas informações e transmitindo para uma central de controle, que tem a função de acompanhar e descodificar esses dados.

Normalmente, a telemetria é definida como a transmissão de dados sem fio, porém também pode referir-se ao contato através de fibra óptica, como o telefone ou as redes de computadores.

Atualmente, a telemetria é aplicada em muitos ramos, como na agricultura, na meteorologia, no sistema de tratamento de água e esgoto, no monitoramento de energia e etc.

Telemetria automotiva

Entre as diversas utilidades da telemetria, o uso em veículos automotivos é uma das principais, principalmente durante corridas e competições, como a Fórmula 1, que necessita de constante monitoramento de cada um dos componentes do veículo.

Data de atualização: 18/05/2015.