Significado da Tempestade solar

O que é uma Tempestade solar:

Tempestade solar é um fenômeno espacial provocado a partir da explosão e lançamento de partículas eletromagnéticas do Sol, que ao atingir a Terra podem provocar problemas nas telecomunicações terrestres.

Tempestade solar

As tempestades solares, também conhecidas por erupções solares, são preocupantes, pois podem afetar gravemente a vida humana, uma vez que as descargas eletromagnéticas emitidas pelo sol são capazes de destruir satélites e desativar toda a rede elétrica e de comunicações do planeta.

Alguns pesquisadores afirmam que, caso a Terra seja atingida por uma grande tempestade solar, a humanidade correria o risco de voltar aos períodos da Idade Média, em termos tecnológicos.

O campo magnético da Terra, chamado de Magnetosfera, ajuda a prevenir que as tempestades solares afetem de modo mais grave a atmosfera terrestre.

A NASA (Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica) é uma das principais responsáveis por observar e detectar qualquer tipo de anomalia solar que possa provocar uma tempestade deste gênero.

Saiba mais sobre a NASA.

O Sol apresenta ciclos de atividades que costumam durar de 11 em 11 anos, período este em que as tempestades solares podem ser mais intensas.

Data de atualização: 27/03/2017.