Significado de Temporal

O que é Temporal:

Temporal é um adjetivo na língua portuguesa, utilizado no sentido de "ser transitório" ou "algo que passa com o tempo". É considerado o oposto de atemporal.

Etimologicamente, a palavra temporal se originou a partir do latim temporalis, que significa "referente ao tempo". Por este motivo, o termo temporal está intrinsecamente relacionado com o tempo, ou seja, ao que tem uma durabilidade e que não é considerado imortal, mas sim temporário.

O adjetivo temporal ainda pode significar tudo aquilo que pertence ao mundo material, no sentido de coisas e bens materiais, agindo como uma oposição aos chamados "bens espirituais", por exemplo.

No ramo da anatomia, diz-se que temporal é o nome das partes laterais da cabeça, também designadas por têmporas. Diz-se também de qualquer outra parte do corpo que se encontra ligado ou conectado de alguma forma com as têmporas.

A palavra temporal, assumindo a classe gramatical de substantivo, também pode significar uma grande tempestade, caracterizada por ventos fortes, relâmpagos, raios e chuva.

Poder temporal

O chamado Poder Temporal é todo tido de influência e poder político-governamental exercido pelo ser humano e que não seja de natureza divina ou espiritual.

Durante a Idade Média, a Igreja Católica, através do Vaticano e centrando seu poder na figura do Papa, exercia um grande poder temporal em quase toda a Europa. A igreja era dona de enormes porções de terra, sendo considerada uma gigantesca "senhora feudal".

Além do poder temporal, o Papa ainda possui o chamado "poder eterno" ou "poder espiritual", sendo este referente ao título de "representante divino" que lhe era concedido.

O Papa deixou de ter poder temporal no começo do século XIX, restringindo a sua influência apenas para a cidade-Estado do Vaticano.

Saiba mais sobre o significado de Atemporal.

Data de atualização: 30/07/2018.