Significado de Terremoto

O que é Terremoto:

Terremoto (ou sismo) é um termo do Latim “terrae motu” que significa “movimento da terra”. O terremoto é um fenômeno natural caracterizado por um forte tremor de terra resultante de fatores como o encontro de diferentes placas tectônicas (blocos que formam a crosta terrestre), falhas geológicas, ou ainda, atividade vulcânica.

Os terremotos são também chamados de abalos sísmicos ou tremores de terra. Um abalo sísmico resulta da dinâmica interna da Terra, e libera rapidamente grandes quantidades de energia e produz ondas elásticas (vibrações) que se propagam por toda a Terra.

Alguns termos relacionados com terremotos são: hipocentro (ou foco real), onde é originado o movimento e epicentro, que é a parte da superfície da crosta terrestre que é afetada de forma mais intensa.

Estes movimentos terrestres são registrados e estudados em estações sismológicas, através da utilização de instrumentos como o sismógrafo, por exemplo. Estas estações tentam prever o acontecimento de terremotos, tendo em conta os distúrbios geofísicos verificados.

Dependendo da sua magnitude e intensidade, um terremoto pode provocar efeitos catastróficos em zonas habitadas. Um terremoto de elevada magnitude pode destruir prédios, pontes, ruas, estradas, etc. Os fracos abalos sísmicos ou microterremotos ocorrem diariamente em todo o mundo, mas não são sentidos devido a baixa magnitude.

A magnitude de um sismo é quantidade de energia liberada no hipocentro, normalmente medida através das escalas logarítmicas de Richter ou Magnitude de Momento (MMS). Quando a magnitude atinge valores superiores a 6 graus, os efeitos dos terremotos podem ser destrutivos em lugares habitados. A mais elevada magnitude registrada foi de 9.5 graus, no Chile, em 1960.

A intensidade mede qualitativamente as consequências do terremoto na superfície terrestre. A Escala de Mercalli Modificada é a mais utilizada e varia a intensidade de I a XII graus.

Os sismos que acontecem nos oceanos provocam os tsunamis. Dependendo do volume de água e energia deslocados, os tsunamis podem causar a devastação de uma região.

As regiões do planeta Terra onde a ocorrência de terremotos é maior são: Itália, Cazaquistão, Usbequistão, Grécia, Turquia, Irão, China, Japão (particularmente a zona conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico), Califórnia, e costa ocidental da América do Sul.

Terremoto no Haiti

No dia 12 de janeiro de 2010, o Haiti foi assolado por um terremoto que registrou uma magnitude 7,0 na escala Richter. Aproximadamente 200 000 pessoas morreram e muitos locais do país ficaram completamente devastados. O Haiti, um dos países mais pobres do mundo, recebeu ajuda humanitária de vários países, incluindo do Brasil.

Data de atualização: 25/09/2013.