Significado do Terrorismo

O que é o Terrorismo:

Terrorismo é o ato de provocar terror nas pessoas através do uso da violência física ou psicológica, com o intuito de intimidar uma sociedade e impingir ideologias fundamentalistas, sejam elas políticas, religiosas ou de outra natureza.

Os ataques terroristas tem o propósito de amedrontar o povo ou o governo e, por norma, são baseados em questões religiosas ou políticas extremistas. Os indivíduos que são defensores dessas ideologias e que praticam o terrorismo são chamados de terroristas.

Os terroristas agem com base na intolerância, ameaçando os indivíduos que não compartilham da mesma visão de mundo que eles. Como meio de atingir os seus objetivos, os terroristas usam de variados ataques violentos, metódicos e organizados, visando desestabilizar a sociedade vigente.

Um regime de governo também pode ser considerado um terrorismo, quando este se caracteriza por ameaçar e amedrontar constantemente os cidadãos daquela sociedade. As ditaduras severas, por exemplo, podem ser tidas como governos terroristas.

Veja também o significado de Ditadura.

Terrorismo no Brasil

O Brasil não é considerado um alvo prioritário dos principais grupos terroristas contemporâneos, como o autointitulado Estado Islâmico, por exemplo. No entanto, já ocorreram casos isolados de atentados no país, principalmente de grupos extremistas que reivindicam questões políticas nacionais.

Terrorismo islâmico

Também conhecido como terrorismo jihadista, este é um tipo de terrorismo religioso praticado por membros adeptos do extremismo islâmico, o Jihad, por exemplo. 

Os terroristas islâmicos usam de várias técnicas para espalhar o terror entre a população que não segue os mesmos preceitos religiosos que eles. Ataques suicidas e sequestros são algumas das ações mais comuns praticadas por esses terroristas.

Saiba mais sobre o Estado Islâmico e o Jihad.

Origem do terrorismo

O conceito do terrorismo moderno surgiu a partir do século XIX e apresenta-se como uma das maiores ameaças do século XXI. No entanto, a origem do terrorismo remonta para o século I d.C, quando grupos de judeus radicais (conhecidos por sicários) atacavam outros cidadãos (judeus ou não-judeus), simplesmente por não partilharem do mesmo posicionamento religioso que estes.

Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico e dos meios de comunicação, as práticas terroristas passam a ter um alcance global e menos regional, como acontecia em outrora. Um exemplo de ataque terrorista moderno que marcou o século XXI foi a destruição do World Trade Center (as "Torres Gêmeas"), em Manhattan, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001.

Veja também o significado de Talibã.

O significado do Terrorismo está na categoria: Geral