Significado de Testa de ferro

O que é Testa de ferro:

Testa de ferro é o nome que se dá ao indivíduo que aparece como responsável por um determinado negócio ou firma, enquanto o verdadeiro líder se mantém no anonimato, controlando a empresa. O testa de ferro é aquele que é uma espécie de fachada, assume a liderança, mas não tem o poder.

Uma das primeiras vezes que surgiu o nome testa de ferro era para designar homens colocados nas proas, com o objetivo de arrombar e derrubar os navios adversários. Ele era chamado de testa de ferro por, literalmente, bater no navio, e ao mesmo tempo, por ser o primeiro a aparecer, mas não ser o líder.

O testa de ferro é aquele que se apresenta em nome de outra organização, mas também pode ser em nome de outra pessoa. Este indivíduo assume a visibilidade e responsabilidade no lugar de outra pessoa. O testa de ferro demonstra para outras pessoas que, determinada empresa, ideia ou bem é seu, sendo que não é, ele apenas representa. O testa de ferro também pode agir para proteger um indivíduo que não tenha uma situação econômica muito favorável. Muitas vezes, o testa de ferro é usado na negociação de bens, para proteger a identidade do verdadeiro comprador.

Em inglês, a expressão testa de ferro é muitas vezes traduzida como figurehead ou straw-man, sendo que estas duas palavras também descrevem alguém que aparenta assumir um papel de liderança, mas que na realidade não tem autoridade e responsabilidade.

Testa de ferro e laranja

Em muitas ocasiões, testa de ferro e laranja são popularmente usados como sinônimos. Apesar de terem várias semelhanças, o termo laranja é distinto porque revela uma pessoa ingênua que se oferece para representar outra em uma atividade ilegal. Normalmente, um "laranja" é compensado pela tarefa, mas se o esquema não corre conforme planeado, ele é descartado e assume as consequências dos atos ilícitos.

Atualizado em