Significado de Texto publicitário

O que é um Texto publicitário:

Texto publicitário é uma produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores quanto a um produto ou serviço, persuadindo a comprar.

O texto publicitário pode apresentar variações, dependendo da estratégia comunicativa escolhida. Apesar de o objetivo final ser persuadir o leitor a adquirir ou fazer alguma coisa, esse objetivo pode ser alcançado através de textos argumentativos, narrativos ou descritivos. Os argumentativos expressam os motivos pelos quais a pessoa deve comprar algo; os narrativos apresentam o produto ou empresa contando uma história e os descritivos indicam características específicas sobre o produto ou empresa.

O texto publicitário pode ser dividido em duas vertentes: a apolínea, que é baseada em argumentos e narrativa racional e a dionisíaca, capaz de despertar emoções no leitor.

Escrever um bom texto publicitário requer criatividade, porque tem como intenção seduzir e criar um laço de cumplicidade com o leitor, muitas vezes alterando a sua atitude. Apesar disso, para redigir um bom texto publicitário não é preciso apenas criatividade, é necessário conhecer o contexto do produto ou empresa, e saber as melhores formas e técnicas de persuasão.

De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através das seguintes técnicas:

  • Utilização de estereótipos;
  • Substituição de nomes ou isomorfia;
  • Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa;
  • Repetição ou afirmação;
  • Invocação de uma autoridade.

Características do texto publicitário

Para atrair a atenção do leitor, o texto publicitário costuma conter figuras de linguagem como metáforas, metonímias, antonímia (antítese), etc.

Além disso, existem alguns efeitos que são usados para causar emoções nos leitores.

  • Efeito banalidade vs efeito surpresa - Quando uma situação aparentemente normal evolui e chega a uma conclusão inesperada.
  • Efeito surpresa aliado com humor ou ironia.
  • Diferentes formas fônicas, marcadas pela musicalidade. Ex: Dress to Impress

Estrutura do texto publicitário

Os textos publicitários são alterados de acordo com o meio para o qual eles são criados. Existem textos para a televisão, rádio, imprensa escrita, outdoors, Internet, mailing, catálogos, etc.

Muitos textos publicitários são constituídos por:

  • Headline ou título: que indica a ideia-chave ou a promessa do texto;
  • Body copy ou corpo do texto: texto curto de leitura fácil, uma síntese das ideias principais que informa;
  • Slogan: frase identificativa que expressa uma filosofia da empresa ou produto em questão, indicando o posicionamento da empresa ou da marca. Ex: Nike: Just Do It / MacDonald's - I'm Loving It / Redbull - Te Dá Asas!

Data de atualização: 11/09/2015.