Significado de Tiete

O que é Tiete:

Tiete é um termo utilizado no Brasil que designa alguém como admirador ou admiradora fanática por alguém, geralmente um artista, atleta ou político, pessoas famosas.

Normalmente, são pessoas que manifestam grande admiração por uma pessoa pública. Tiete nada mais é que um sinônimo para fã.

O termo tiete foi atribuído ao hipocorístico Tiete, uma admiradora do cantor brasileiro Ney Matogrosso, e acabou sendo generalizado como sinônimo de fã, a partir do final da década de 1970.

Uma pessoa que é verdadeiramente fã ou tiete de alguém assiste a todas as novelas ou filmes de seu ídolo, compra todos os CD's e procura a ir aos shows o máximo de vezes possível, até os que nem são em sua cidade.

A cantora baiana Ivete Sangalo também ajudou a imortalizar o termo, pois escreveu uma música chamada “Tiete”, onde ela pergunta para seus fãs de quem eles são tiete, e no trecho final, rima com Ivete.

O significado de tiete é semelhante ao termo inglês groupie, sendo que este último é mais comum para designar os fãs de cantores ou bandas de música pop e rock.

Saiba mais sobre o significado de groupie.

Data de atualização: 22/07/2015.