Significado de Tigres Asiáticos

O que são Tigres Asiáticos:

Tigres Asiáticos é a denominação de um grupo constituído por Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong, quatro regiões localizadas no sudoeste da Ásia, que em um curto espaço de tempo conquistaram uma elevada expansão econômica.

O Japão foi o país que iniciou o ciclo de crescimento econômico ao apostar fortemente na estratégia de exportação de produtos para outros países e fraco incentivo à importação. O sucesso econômico japonês impulsionou e serviu de modelo para o crescimento das economias dos Tigres Asiáticos a partir da década de 1980.

O termo “tigre” denota a ideia de força, robustez, domínio. Essas características foram atribuídas às economias dos “Tigres”, simbolizando as nações que cresceram com a implantação de um modelo econômico que aposta nas exportações.

Este blocos econômicos ficaram conhecidos pela criação de políticas que potenciaram a industrialização, havendo um aumento enorme na produtividade. Estes países se especilizaram na produção e exportação para outros países industrializados, alcançando um elevado desenvolvimento econômico.

Outras nações surgiram com a designação “Tigre”:

  • Novos Tigres Asiáticos (ou Tigres Asiáticos de Segunda Geração) formados pelas Filipinas, Indonésia, Malásia e Tailândia e Vietnã;
  • Tigres Bálticos, três países europeus formados por Estônia, Letônia e Lituânia.

Saiba mais sobre blocos econômicos.

Atualizado em