Significado de TOC

O que é TOC:

TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é um distúrbio psiquiátrico designado por um transtorno gerado por pensamentos compulsivos que geram ansiedade causando um desconforto ou sofrimento no indivíduo. Normalmente é designado como TOC a obsessão por higiene; simetria; perfeccionismo; "manias" ou “rituais”.

O TOC pode ser manifestado de várias maneiras, sendo que em alguns casos são mais graves e em outros podem ser menos perceptíveis. Esse tipo de transtorno atormenta milhares de pessoas em todo o mundo.

O TOC pode ser identificado se o indivíduo se preocupa a todo o momento com a sujeira lavando as mãos várias vezes ao longo do dia, ou por um desconforto se os objetos não estiverem simetricamente posicionados.

É definido como TOC Subclínico, no caso de existirem alguns “rituais” ou obsessões que se repetem com alguma regularidade, mas que não chegam para atrapalhar a vida social do indivíduo.

Este distúrbio pode impedir um indivíduo de executar o seu trabalho e de interagir em um contexto social. Em inglês, este transtorno é conhecido como OCD - Obsessive-compulsive disorder.

Causas do TOC

Existem muitas incertezas relativamente às causas do TOC, sendo que algumas causas ainda não foram cientificamente comprovadas. A causa mais comum é a genética, quando alguém da família sofre ou sofreu desse tipo de transtorno, é comum verificar outras pessoas com o mesmo transtorno ou parecido. Estudos apontam para uma anomalia multifatorial devido um problema de comunicação em algumas áreas do cérebro ligadas à serotonina.

Uma infecção bacterial também pode desencadear sintomas relacionados com o transtorno obsessivo compulsivo.

Como muitas causas do TOC são desconhecidas, não é possível falar de uma cura definitiva deste transtorno. No entanto, existem tratamentos que podem atenuar os seus sintomas.

Tratamento do TOC

O TOC é um transtorno que se revela no comportamento de um indivíduo, podendo ser um transtorno leve, moderado ou grave. Uma pessoa não melhora sem tratamento, e como o transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, os tratamentos também podem variar. Alguns psiquiatras afirmam que a terapia comportamental, terapia cognitivo-comportamental e alguns medicamentos constituem tratamentos de primeira linha para o TOC.

O significado de TOC está nas categorias: Geral, Medicina