Significado de Tônus muscular

O que é o Tônus muscular:

Tônus muscular é o estado involuntário de contração natural dos músculos corporais, responsável por fazer com que possam entrar em ação sempre que necessário.

Os estímulos nervosos são os responsáveis por provocar o tônus muscular, estado no qual os músculos se encontram constantemente.

Sem o tônus muscular, os músculos estariam em total repouso (hipotônus), condição esta que dificultaria o seu movimento imediato. A perda do tônus muscular ocorre quando há uma lesão no nervo responsável por manter o músculo em semicontração.

Não se deve confundir o estado de hipotonia (perda do tônus muscular) com a flacidez fisiológica, causada pelo sedentarismo, neste caso o tônus muscular pode ser facilmente recuperado com o exercício de atividades físicas regulares.

Por outro lado, a hipertonia consiste no aumento anormal do tônus muscular. Esta condição é normalmente consequência de algumas patologias neurológicas, ou motivadas por tensões emocionais.

As tensões emocionais, por sua vez, provocam sensações de tensões musculares, que fazem com que o corpo gaste mais energia do que o normal, ocasionando fadigas e dores nos músculos.

Ver também: o significado da Hipertrofia.

O significado de Tônus muscular está na categoria: Medicina