Significado de Topografia

O que é Topografia:

Topografia é uma ciência que estuda todas as características presentes na superfície de um território, como o relevo e outros fatores próprios de determinada região.

A topografia nasceu alinhada a cartografia (estudo dos mapas), com a necessidade que as pessoas tinham de especificar as condições e estrutura dos caminhos descritos nas cartas geográficas da época.

No entanto, os estudos específicos acerca da topografia começaram a crescer apenas no século XVII, com a invenção de alguns instrumentos importantes para as medições topográficas, como o barômetro (Torricelli), o cronômetro (John Harrison) e a luneta astronômica (Kepler), por exemplo.

Etimologicamente, a palavra “topografia” se originou a partir do grego topographía, sendo que topos significa “região” ou “lugar”, e graphen quer dizer “descrição”. Assim, topografia é a “descrição de uma região”, na tradução literal.

A topografia se ocupa em analisar apenas pequenas ou médias regiões geográficas (aproximadamente 80 km de superfície), sendo os estudos feitos em grande escala (como planetas inteiros, por exemplo) nomeados de geodésia.

Saiba mais sobre o significado de geodésia.

Os estudos topográficos são muito importantes para a elaboração de projetos relacionados à engenharia.

Antes de construir prédios, estradas, ferrovias e etc, um estudo topográfico é necessário para determinar as condições do solo que vai abrigar estas construções.

Acidentes geográficos naturais e artificias, as particularidades e formas do terreno são observadas detalhadamente, com o intuído de determinar se possuem condições seguras para determinada infraestrutura.

Atualmente, uma das ferramentas de maior importância para a topografia, assim como para outras áreas da geografia, é o GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português).

Descubra mais sobre o significado de GPS.

Data de atualização: 13/03/2017.