Significado de Torpor

O que é Torpor:

Torpor é um substantivo masculino com origem no latim torpore que representa um estado alterado de consciência que pode significar entorpecimento, preguiça, moleza ou indolência.

Descrito como uma alteração da consciência, o torpor é muitas vezes definido como uma letargia não acentuada e é diferente de coma, apesar de por vezes ser visto como um coma moderado. A consciência pode sofrer várias modificações que podem ir de sonolência, torpor e em casos extremos, morte cerebral. Assim, o torpor é uma das fases da obnubilação da consciência.

Em alguns casos e em sentido figurado, a palavra torpor pode ser sinônimo de apatia, indiferença ou inércia moral.

No âmbito da medicina, o torpor consiste em um estado de dimunição da sensibilidade ou de movimento de alguma parte do corpo, caracterizado por uma inabilidade para responder a certos estímulos ou movimentos normais.

Torpor em animais

O torpor também é um termo no contexto da zoologia. Neste caso, o torpor é um fenômeno através do qual os animais poupam energias para enfrentar condições adversas como baixas temperaturas, falta de alimento ou seca. O morcego e algumas espécies de pássaros entram em torpor, em curtos períodos do dia, quando o seu metabolismo está significativamente mais lento.

O significado de Torpor está na categoria: Geral