Significado de Touch screen

O que é Touch screen:

Touch screen significa “tela sensível ao toque”, e consiste numa tecnologia que permite a interação e comando direto e intuitivo de determinado dispositivo eletrônico através do toque.

Atualmente, a tecnologia touch screen está presente em vários aspectos da vida moderna, seja nos smartphones, tablets, caixas eletrônicos, computadores, televisões e etc.

O usuário é capaz de realizar todos os comandos de determinado aparelho a partir do toque direto na tela do dispositivo, sem a necessidade de usar teclados, mouses ou outros hardwares e periféricos.

Saiba mais sobre o significado de Hardware.

A tecnologia touch screen reconhece a presença e a localização do toque feito na superfície de um display eletrônico e, consequentemente, transmite essa informação para que seja executada a tarefa pretendida.

Tipos de touch screen

Existem diferentes sistemas de touch screen, porém no mercado atual os mais comuns são: tecnologia resistiva e tecnologia capacitiva.

Sistema resistivo

Este modelo é formado a partir de três camadas, sendo duas condutoras e uma isolante.

As duas películas condutoras se unem no ponto em que o usuário toca na tela, fazendo com que haja uma corrente de energia elétrica no local.

O sistema do dispositivo é informado sobre o local onde ocorre essa junção, fazendo com que a tarefa ordenada seja descodificada e executada pelo mecanismo.

Sistema capacitivo

Este sistema é caracterizado pela acumulação de cargas em uma das películas.

Quando o usuário toca na tela, as cargas são transferidas para o seu dedo. O mecanismo identifica as variações de energia que são subtraídas da tela, determinando as coordenadas do ponto em que foi tocado.

Diferenças entre o sistema capacitivo e o sistema resistivo

A tecnologia capacitiva só funciona quando o toque é realizado por algo que seja condutor de energia (como o dedo humano, por exemplo), já que esta deve ser transferida para o objeto que toca na tela.

Já a resistiva, por funcionar a partir da união das duas películas condutoras, funciona com o toque de qualquer objeto, seja um dedo ou uma borracha, por exemplo.

Outra diferença está na resistência do sistema capacitivo em relação do resistivo. Porém, este último acaba por ser muito mais barato de se produzir em comparação com os outros sistemas de touch screen disponíveis no mercado.

O significado de Touch screen está nas categorias: Tecnologia, Expressões em Inglês