Significado de Transcendente

O que é Transcendente:

Transcendente é um adjetivo que demonstra algo que não é comum, que está além dos limites convencionais ou que é considerado superior.

O transcendente é o que está além do conhecimento concreto e que não se baseia somente em dados e conclusões metódicas.

São sinônimos da palavra: sobrenatural, nobre, divino, sublime, extraordinário, superior, especial, celestial. Além destes, podem ser antônimos de transcendente: comum, ordinário, simplório, concreto, mundano.

Também pode ser usado quando se faz uma referência a uma área de conhecimentos mais complexa, como a filosofia e a metafísica.

Na filosofia é uma referência ao conhecimento ou estudo além do que é comum. Kant falava sobre a consciência transcendental, que relaciona o conhecimento com a observação empírica.

Veja o significado de Consciência.

No estudo da metafísica, transcendente se refere ao divino ou a princípios que estão além da realidade mais óbvia e questionável.

É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material.

Se relaciona com a crença na existência de um Deus transcendente, como acredita a Gnose.

Saiba mais sobre o significado de Gnose.

Na matemática uma curva transcendente é uma curva não algébrica, ou seja, quando a equação da curva não é uma raiz de uma equação de números inteiros.

O significado de Transcendente está nas categorias: Geral, Filosofia