Significado de Traslado

O que é Traslado:

Traslado é um substantivo masculino com origem no latim translatus, que significa o ato ou efeito de trasladar, ou seja, transportar de um lado para o outro. Também pode significar um modelo ou cópia exata de um documento, ou a sua tradução.

O traslado consiste na transferência ou transporte de alguma coisa. A palavra traslado é frequentemente relacionada com viagens entre o aeroporto e outros locais, sendo que existem empresas especializadas no traslado do aeroporto para hotéis, por exemplo.

Atualmente, a palavra traslado é bastante usada para descrever o transporte de pessoas que faleceram.

Traslado e translado

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da utilização das palavras traslado e translado. As duas palavras são sinônimos e têm o significado de trasladar algo, ou seja, fazer a sua transferência. Além disso, ambas as palavras assumem o significado de cópia fiel/exata de um documento ou a sua tradução.

Traslado jurídico

No âmbito jurídico, o traslado (também conhecido como apógrafo), é uma cópia de registro , fiel e exata quando comparada com o documento original. É feita pelo escrivão ou o próprio tabelião, sendo que a matriz é trasladada nos autos do processo ou no livro do tabelião.

O primeiro traslado de um documento é designado escritura autêntica e os seguintes são identificados como certidões.

Data de atualização: 11/11/2014.