Significado de Travessa

O que é uma Travessa:

Travessa é um substantivo feminino que pode ter diversos significados, sendo que costuma ser mais utilizado para se referir a uma rua estreita, secundária e transversal a duas outras principais.

Normalmente, as travessas são menores que as ruas e avenidas, com uma média de largura que varia entre os 3,5 metros e os 8 metros.

O termo “travessa” também se refere ao tipo de utensílio utilizado para servir alguns tipos de refeições e iguarias, normalmente caracterizado por ter a forma de um prato raso e alongado.

Essas travessas podem ser feitas dos mais diversos materiais, sendo as travessas de porcelana, de cerâmica e de vidro as mais comuns.

Travessa ainda pode ser um tipo de pente curto e estreito que algumas pessoas utilizam para prender seus cabelos compridos, principalmente as meninas e mulheres.

No contexto da construção civil, uma travessa é considerada sinônimo de “viga” ou “traves”, peças feitas de madeira e que são dispostas transversalmente sobre tábuas.

Uma travessa também pode ser o nome dado ao movimento traiçoeiro que um indivíduo faz no outro para derrubá-lo, também conhecido como “rasteira”.

Ver também: o significado de logradouro.

Atualizado em